Bolinho de Nutella


Segundo li aqui, sobremesas com Nutella andaram na moda e como eu só conhecia o tal creme de avelã com chocolate de nome, me animei para fazer esses bolinhos que causaram muito frisson na "blogosfera" há algum tempo atrás. Tudo começou quando Nic substituiu pasta de amendoim por Nutella na receita original de Donna Hay, da qual eu nunca tinha ouvido falar até então, e aí o povo endoideceu...

Bolinhos de Nutella
12 unidades

100 g de manteiga, em temperatura ambiente
3/4 xícara (chá de açúcar
3 ovos
1 vagem de baunilha (isso foi coisa minha, a receita original pede 1/2 colher (chá) do extrato)
1 3/4 xícara (200g) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de fermento
Nutella

Aqueça o forno 180 C (325 F). Misture a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado (mais ou menos dois minutos). Abra a vagem de baunilha no sentido do comprimento e raspe o conteúdo com uma faca. Agregue à mistura. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo até incorporar. Não se preocupe se a massa ainda não estiver lisinha. Junte a farinha e fermento aos poucos e continue misturando até que massa fique uniforme. Coloque em forminhas untadas e polvilhadas, ou contendo forminhas de papel apropriadas. Não encha muito, aproximadamente 3/4 da forma, deixando espaço para que cresçam. Coloque cerca de 1 1/2 colher (chá) de Nutella em cada uma e com um palitinho faça movimentos concêntricos, espalhando a Nutella e acomodando a massa ao mesmo tempo. Asse por 20 min.

5 comentários:

Lua Limaverde disse...

Legal, estava procurando receitas com nutella. Meu marido comprou duas latinhas e pediu pra eu fazer alguma coisa: vou colocar essa na lista de possibilidades (rs). Beijos.

Agdah disse...

Luna,

Meu marido adorou o bolinho, disse que só precisava mais Nutella.
bjs.

Eli disse...

Que coisinha mais linda esse bolinho! Eu adoro coisinhas feitas em porções individuais, essa receita vai estar bem guardadinha.

Agdah disse...

Eliana,
Eu também adoro.

Smas disse...

Fiz estes bolinhos e vou publicar daqui a pouco.
Ficaram mesmo bons, embora não tão bonitos porque os cozi demais :(
Bjs