Banana Verde

pthor1

Quando Nina mencionou a biomassa de banana verde há um tempo atrás, lembrei de dois pratos vegetarianos, típicos do sul da Índia. Lá, a banana verde é bastante consumida por suas propriedades nutritivas, sendo incorporada até na alimentação de bebezinhos.

pul2

O pulissery tradicional é mais líquido pois a quantidade de iogurte usada é maior, eu prefiro assim mais cremoso. A casca da banana é sempre mantida e depois de cozida fica muito macia, quase imperceptível. As orgânicas são preferíveis nesse caso.

Thoran de Banana- da-Terra

1 banana-da-terra verde
1 cebola picada
2 pimentas malaguetas picadas
1/2 colher (chá) de sementes de mostarda preta
Folhas de curry (opcional)
1 colher (sopa) de coco fresco ralado (opcional)
Sal a gosto
Óleo

Lave a banana mas não precisa descascar. Com uma faca amolada, remova apenas as arestas e beiradas salientes e corte em cubos. Leve ao fogo com água e sal até amaciar. Escorra e reserve. Aqueça um pouquinho de óleo e coloque as sementes de mostarda. Quando elas começarem a pipocar, adicione as folhas de curry, a cebola e a pimenta. Deixe a cebola dourar e depois, acrescente a banana cozida. Mexa devagar e retire do fogo depois de alguns segundos. Se preferir, pode misturar o coco logo ou colocar por cima na hora de servir.
Fontes: Kitchen Wonders, Samayal


Pulissery de Banana-da-terra

1 banana-da-terra verde
1 xícara (chá) de coco fresco ralado
½ colher (chá) de cominho em pó
2 pimentas malaguetas cortadas ao meio
1 xícara (chá) de iogurte natural
¼ colher (chá) cúrcuma em pó
½ colher (chá) sementes de mostarda preta
Folhas de curry (opcional)
2 pimentas vermelhas secas
¼ colher (chá) de sementes de feno-grego
Sal a gosto
Óleo

Lave a banana. Corte em cubos. Leve ao fogo, descoberto, com 1 xícara de água, sal, a cúrcuma e a pimenta. Deixe cozinhar até que a banana fique macia e o líquido evapore. Passe o coco ralado no processador ou liquidificador (com um pouquinho de água) até formar um creme espesso. Adicione o cominho e misture à banana cozida. Acrescente o fenogrego e cozinhe por 10 min., em fogo baixo. Junte o iogurte, mexendo até aquecer, mas não deixe ferver. Ajuste o sal. Retire do fogo.

Aqueça 1 colher (chá) de óleo e coloque as sementes de mostarda. Quando começarem a pipocar, diminua o fogo e adicione as folhas de curry e pimentas secas. Despeje sobre o curry de bananas e mexa levemente. Sirva com arroz.
Fonte: Reshma

18 comentários:

Elvira disse...

Estou sempre aprendendo com você, Ana. :-)

Adorei conhecer estas receitas indianas tradicionais.

Isabel Salvador disse...

k maravilha de receitinhas,sabores diferentes mas decerto muito saborosos....bjokas

Marizé disse...

Obrigada por partilhar estas receitas. Gosto de conhecer outros sabores

Heidi disse...

Agdá que diferente esta receita! abraços.

Sheila disse...

Coisa fina hein?

Eli disse...

Estou como minha querida Elvira, sempre aprendendo com você!!

colher-de-pau disse...

Adoro comida indiana e oriental... Pena é não saber onde encontrar a banana verde!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Adorei essa receita!
Não conheço quase nada da cozinha indiana, mas estou adorando.
Bjs

Carla disse...

Agda, obrigada pela resposta la no outro post. Fiz o bolo e ficou delicioso, com mais consistencia de mousse do que eu esperava, mas nao foi problema. Todo mundo adorou.
Eu nao consigo colocar minha informacao correta no seu blog porque so posso entrar com minha identidade do blogger (blog antigo, que nao uso mais) ou a identidade do google, onde eu so tenho que entrar meu email e senha, sem espaco pro URL. O sistema de comentarios nao me da outra opcao.
www.baianices.wordpress.com
Beijos e obrigada de novo.

Diogo disse...

Tenho que confessar que ao longo do texto eu foi completamente convencido a provar essa receitinha...

Bjos

Natércia Ramalho disse...

Agdah adorei a sua receita deve ser muito boa e muito chique.um bjs Natércia))

laila radice disse...

já sabia que comiam vários pratos com a banana verde, mas não conhecia nada além de um nhoque de banana verde, adorei parecem super saborosos! bjos

Marcia disse...

Agdá, estou amando suas receitas indianas adaptáveis ao nosso paladar.
Serão todas muito bem guardadas e experimentadas
bjinho

Gourmandisebrasil disse...

Nossa que delíca deve ficar! além de tudo muito nutritiva. Vou anotar. bjo, Nina.

Beatriz Belliard disse...

deve ser bom demais, tb adoro banana, e achei diferente ! bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

aaah, essa banana!! :-)

Joaninha disse...

Agdah,você é fantástica, quando venho aqui espreitar aprendo sempre alguma coisa nova... obrigada por isso e por partilhar connosco! :)
Esta receita de banana verde deixou-me com água na boca! :D
Já agora,o que é cúrcuma? Alguma especiaria?

Cris disse...

Eu também sempre aprendo aqui... e sabe, acho que as receitas tem o seu jeitinho, adoraria tocar a campainha e chegar para o almoço um dia!