Batatas com Espinafre

DSC04235

Tudo começou quando meu computador parou de funcionar. Pensei que tudo se resolveria logo, pois, afinal, estamos na América, mas não foi tão simples. Primeiro, a loja daqui havia fechado e a filial mais próxima ficava em outra cidade. Lá, me informaram que seria necessário uma perícia. Queriam verificar se foi realmente defeito ou problema de manuseio. Nesse vai-e-vem, o tempo foi passando. Quando aprovaram a troca por outro, não havia nenhum do mesmo modelo em estoque e tivemos que agüardar o envio por frete. E foi assim.

DSC04273

Depois das férias, ainda não consegui sintonizar e a cozinha anda meio lenta. Ontem, preparei as batatas com espinafre que havia mencionado antes. O inverno chegou de vez, trazendo muito frio e nada como batatas quentinhas... Eu geralmente aumento a quantidade delas e não necessito de acompanhamentos. Dada, por sua vez, prefere comê-las com arroz ou chapatis.

Espinafre com Batatas

1 cebola média picada
2 dentes de alho picados e amassados
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sementes de mostarda preta
Folhas de curry (opcional)
2 pimentas malaguetas picadas
1/4 de colher (chá) de
assafétida
1/8 colher (chá) de açafrão-da-terra (cúrcuma) (opcional)
Batatas em cubos, cozidas em água e sal
1 maço bem grande de espinafre fresco (ou o congelado escorrido)
Sal a gosto

Ponha o espinafre já limpo em um escorredor metálico, coloque no vapor e tampe. Deixe murchar ligeiramente e reserve. Aqueça o azeite de oliva, coloque as sementes de mostarda e assim que começarem a pipocar, adicione as folhas de curry. Em seguida, junte a cebola picada e deixe dourar. Agregue o alho e mexa bem. Adicione a pimenta picada, o açafrão-da-terra e a assafétida. Diminua o fogo e junte as batatas. Por último, adicione o espinafre reservado e sal, se necessário. Mexa com cuidado.

Adaptação de: Madhur Jaffrey's Indian Cooking

13 comentários:

Isabel Salvador disse...

amiga k maravilha dorei mesmo ....hummmmmmmmmmm estes espinafres com batatas arrasou mesmo......bjokas

Marizé disse...

Já tinha saudades das suas delicias querida amiga, estas batatinhas com os espinafres já estão anotadas.

Sou uma amante de especiarias e a assafétida é uma das quais ando à procura à séculos e por aqui não encontro, por isso fico sempre fascinada com receitas que a usam.

Beijocas

Laurinha disse...

Que bom que você está de volta!
Estas batatas devem ter ficado muito boas!
Beijinhos,

Natércia Ramalho disse...

Querida que saudades das suas belas receitinhas estas batatas devem estar maravilhosas um muito obrigada por todo o seu amor e carinho que teve para comigo.um beijo Natércia...

risonha disse...

é bom ter-te de volta... essas batatas têem muito boa cara. já se comiam ao almoço

Silvia Arruda disse...

As fotos estão lindas!! Este prato deve ser delicioso!! Eu não conhecia esta erva assafétida, o gosto lembra algo conhecido aqui no Brasil??

colher-de-pau disse...

Isto parece ser muito bom.
Uma receitinha ideal para estes dias de frio!
E ainda mais eu que adoro comida indiana

Isabel (pipoka) disse...

Já estava cheia de saudades das suas maravilhosas spicy receitas! Oba!

bjs e Bom Ano

Letrícia disse...

Suas fotos são incríveis. Que batatas mais lindas!

A propósito, as forminhas de muffin que você me mandou são o maior sucesso.

Beijos!

Odete disse...

obrigada pela visita.
As ferias foram otimas, mas curtas?! Dificil foi deixar o calor gostoso de la e encarar esse frio por aqui...
Ah, e esse doce de banana postado c/ foto linda em dezembro, tem receita?

anna disse...

Lindas e deliciosas batatas...
Já tinha saudades de descansar a vista nas tuas lindas fotos!
Beijos.

laila radice disse...

ah que bom que voltou ana!
e essas batats estão uma loucura!
sabe que minha madrasta prepara umas muito parecidas mas ela inclui shimejis refogados...ficam ótimas, porem nao levam essas especiarias mais q especiais!tentarei a sua maneira!bjos

Agdah disse...

Belinha, eu faço constantemente essas batatas aqui em casa e nunca sobram.

Marizé, aí não tem loja de produtos indianos ou quem sabe algum restaurante indiano que possa ceder um pouquinho?

Laurinha, menina, eu estava morrendo de saudades da blogosfera.

Natércia, eu também estava sentindo muita falta e alguém tão doce como você, só merece muito carinho.

Risonha, obrigada. Aqui já comemos até no café-da-manhã.

Silvia, assafétida é na verdade uma resina. Eu acho nunca comi nada que se assemelhasse ao sabor dela. Acho que de início, não agrada muito por ser diferente mas depois a gente passa a apreciar.

Colher, e frio aqui é o que não falta.

Pipoka, saudades também.

Letrícia, fico tão feliz que tenham agradado.

Odete, menina, eu já tinha até esquecido. Tem receita sim. Postarei breve.

Anna, obrigada.

Laila, poste aí essa receita com shimeji refogado.