Parathas de Feno-Grego

methiparatha

Parathas são chapatis condimentados e/ou com recheio. Nós adoramos essa versão que vai bem com qualquer curry.

mathi2

Pisqüilinha hoje veio me auxiliar na cozinha. Primeiro, lavou e catou as folhinhas e depois, se divertiu fazendo discos de massa. No final, havia farinha por todo canto, mas a alegria dela, ajudando a preparar o jantar de Dada, me deixou incrivelmente feliz.


Paratha de Feno-grego

2 xícaras (chá) de folhas de feno-grego lavadas e catadas
2-3 xícaras de farinha para chapatis
1 colher (chá) de cominho ou garam masala
1 colher (chá) de pimenta vermelha em pó (chili)
2 colheres (chá) de azeite de oliva
Sal a gosto

Misture todos os ingredientes e, aos poucos, acrescente água morna o suficiente, até atingir a consistência de massa de modelar. Trabalhe bem a massa para que fique macia e leve, sem grudar nas mãos. Ponha em uma tigela, cubra com um pano úmido e deixe descansar por 1 hora. Divida a massa em pequenas porções, faça bolotas e forme os discos. Coloque em frigideira quente, levemente pincelada com azeite de oliva e com uma espátula, pressione levemente as extremidades e o meio. Depois de alguns segundos, vire. Se preferir, pincele os parathas prontos com azeite de oliva e deixe-os cobertos até a hora de servir.
Fonte: ZeeNews

19 comentários:

Isabel Salvador disse...

k engraçado e deve ser bué de bom......bjokitas

Marizé disse...

Agdá, adorei essa receita é bem diferente, e eu que amo caril vou fazer para acompanhar.

Beijocas

Eli disse...

A receita é um encanto! Agora sua princesinha na cozinha isso não tem preço né?! Eu fico aqui tentando imaginar a farra. hehehe

Eduardo Luz disse...

Dá prá usar as sementes de feno-grego no lugar das folhas ? É que eu nem sei onde achar as folhas enquanto que das sementes estou muito bem abastecido !

Danielle disse...

puxa quanto ingrediente diferente que nunca tinha ouvido falar... imagino que não dareia conta de fazer algo assim... srrsrs guarde um pocadinho para mim então...ijihihihhi bjkas dani

Patricia Scarpin disse...

Parecem deliciosos, Agdá - e se a pequena ajudou, melhor ainda!

Natércia Ramalho disse...

Agdáh menina que maravilha como sempre essas mãozinhas são mágicas um beijo. Natércia...

disse...

Que delicia isso, babo nos seus pratos.
Beijos

Agdah disse...

Belinha, nós adoramos.

Marizé, faça mesmo.

Eliana, vc tem que ver a pose.

Eduardo, se vc tem as sementes, às vezes dá para plantar.

Gatinha, não é difícil não.

Patrícia, eu sou suspeita para falar.

Natércia e Jê, obrigada.

laila radice disse...

humm que gostoso! aposto que foram os "chapatis" q a pequena mais gostou! bjos

Fabrícia disse...

Que delícia e que fofa a companhia que você teve para o preparo....lindo.
Bjcas.

Sylvia disse...

Nao tem nada mais gratificante que criancas na cozinha, mesmo com a bagunca toda , eu adoro
Beijos

Neide Rigo disse...

Ana,
que farinha é esta? integral?
bjs, n

Goreti disse...

Ficou bem legal. Dia desse vi o processo num programa de tv, os seu ficaram lindos e realmente acompanhado de um curry....

Beijos!!!

Ana disse...

Posso perguntar uma coisa Agda?
Quais seriam os ingredientes da "farinha para chapatis", o q tem de diferente nela?!
So por curiosidade! hehe!
Outro dia fomos no restaurante indiano e tinham uns "bolinhos de chickpeas em molho", nao sei como eram feitos e tinham uma textura diferente, mas era tao gostoso, o sabor me deixou intrigada! Eu anotei o nome, mas ainda nao consegui descobrir direito o q realmente era! hehe!
Gosto tanto daquele restaurante, e sempre q vou la lembro-me de voce!
Depois vou te passar o nome dos bolinhos ver se vc conhece.
Ah, vc tem receita de Tandoori Chicken? La tbem tem e eu adoooro, eh um frango simples assado, mas a mistura do tempero dele eh q eh boa! hehe!
Beijos!
Ana

Agdah disse...

Laila, que nada. ela nem provou.

Fabrícia, ajuda aqui não falta.

Sylvia, concordo plenanamente.

Goreti, agora é só botar a mão na massa...

Neide e Ana,

Esse tipo de farinha de trigo integral bem fininha é muito utilizada no sul da Ásia. Os indianos chamam de atta, e segundo a Wiki, é preparada em moinho de pedra, a partir dos grãos inteiros do trigo duro, preservando todos os nutrientes dos grãos. Tem maior teor de proteína, resultando em massas resistentes que quando abertas, não rasgam tão facilmente como as outras.

Ana Elisa Granziera disse...

Hum... Já tentei fazer chapatis, mas eles não ficaram bonitões assim como os seus não...
Depois dá um pulinho lá no meu blog, que tem um prêmio para você. (Nem sei se você é chegada nesse tipo de coisa, mas como sou leitora assídua do seu blog...)

Abraços!

Unknown disse...

Olá Eduardo Luz

Tenho interesse em encontrar as sementes de Feno Grego - fenugreeck...como as obteve...onde...???

Espero retorno,
grata

Marlene

Eduardo Luz disse...

Marlene,

Eu comprei na Casa Santa Luzia ( no sex-shop) aqui em São Paulo.