Thoran de Couve-Flor e Vagem

cauli2

Quando minha irmã e eu éramos adolescentes, minha mãe nos chamou para uma daquelas conversas entre mãe e filhas. Com um ar bem sério, ela nos disse que tínhamos que definir nossas metas e prioridades na vida. Primeiro deveríamos nos concentrar nos estudos. Depois de formadas, aí então, poderíamos pensar em namorar... E essa "coisa" de noivar e casar, só depois de aproveitar bastante a vida para que posteriormente, pudéssemos nos dedicar à família.

caulif3

Quando Pisquilinha nasceu, eu não quis passar 8 horas no trabalho e deixá-la numa creche, ou aos cuidados de outra pessoa, o dia todo. Como havia seguido à risca o conselho de minha mãe, passei a trabalhar de casa para cuidar dela e dispensar-lhe toda a atenção necessária. Assim, às vezes, o Agdá tem que ficar de lado para que eu consiga dar conta de tudo.

Esse prato pode ser incrementado com coco ralado ou até ovos mexidos. A adição de ervilhas é mais comum, mas Dada prefere as vagens. Essa é uma versão mais simples e pode ser servida com chapatis ou arroz.

Thoran de Couve-Flor e Vagem

1 couve-flor picado
1 xícara (chá) de vagens picadas
1/2 colher (chá) de grãos de mostarda preta
1/4 colher (chá) de sementes de cominho
1 cebola média picada
Pimenta malagueta a gosto
1 dente de alho amassado e picado
1/2 colher (chá) de gengibre ralado
1/4 colher (chá) de açafrão-da-terra
Folhas de curry
Sal a gosto
Óleo de sua preferência

Aqueça um pouco de óleo em fogo médio-baixo. Coloque os grãos de mostarda e o cominho. Quando começarem a pipocar, acrescente as folhas de curry, a cebola picada e a pimenta malagueta. Quando a cebola começar a dourar, adicione o alho e mexa bem. Ponha o gengibre, o açafrão-da-terra. Mexa e coloque a couve-flor e a vagem. Acrescente sal, cubra e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a verdura amaciar. Se preferir, sirva com coco ralado por cima.
Adaptado de: Vij's Diary

17 comentários:

Isabel Salvador disse...

que bom minha querida amiga Agdá,jinhos querida e obrigada pela história,

ameixa seca disse...

As mães são sábias :)
Adoro estes pratos exóticos. Infelizmente não dá para fazer porque não encontro aqui a maioria dos ingredientes!

Luciana B. disse...

Oi Agdá, muito sábia sua mãe e você também... eu parei de trabalhar (muito e fora de casa) para ficar com meus filhos e até hoje (eles estão com 10 e 6 anos) nunca me arrependi... eles são incríveis!! :) Mãe é coruja mesmo... Achei deliciosa esta receita, eu faço muito uma chamada Mix Vegetables que tem no Cyber Cook (qualquer dia vou postá-la), dá uma olhada, é ótima também. Hoje é meu aniversário e vou fazer seu Bolo de Pistaches... estou com desejos :) Depois eu conto... um bj!

Luciana B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá!!!

Ao lêr este seu post, tive inevitavelmente que repensar mais uma vez a minha vida.
Se eu estava segura que quando tivesse um filho queria dedicar-lhe todo o meu tempo e amor, ao lêr o que escreveu, fiquei ainda mais convencida!

É uma pena que tenhamos que ter vidas que não nos permitem ter tempo para dedicar às pessoas que amamos e ao que realmente é importante!
Que sorte que tem em poder acompanhar a sua filha e preparar estes pratos fantásticos a cada dia!

Sempre que venho aqui fico a conhecer mais alguma coisa!... :)

Liana Gratieri disse...

ai, Agdá.. que sofrimento passar no teu blog quando tô com fome :~
beijões!

Luciana Macêdo disse...

Muitas vezes precisamos fazer opções, também fiquei um tempo sem trabalhar fora de casa para dedeicar-me aos meus filhos, e não me arrependo. Hoje olho para eles evejo que cumpri meu papel, afinal eu queria ser mãe, mãe por inteiro.

Gostei desta receita. Não sou muito chegada a verduras e legumes, e feitos assim de maneira diferente, me agradam mais.
Bjs!

Nani disse...

Menina é exatamente por isso que não quero ter filhos, acho que quem os tem realmente tem que dedicar quase todo o tempo, porque não dizer todo o tempo a eles.
Sua receita como sempre muito boa, esse verde e amarelo lembra o Brasil.
Beijos

laila radice disse...

sábio conselho, s´bia atitude a sua...

e belissimo prato! bjs

Mari disse...

Agdá, acho que você fez muito bem! Não tive como fazer o mesmo pela Isa, mas graças a Deus, tinha minha mãe por perto, que cuidava dela enquanto eu trabalhava... gostaria de ter passado mais tempo com ela enquanto foi pequena, mas como trabalho com meu pai, precisava ajudá-lo no escritório... se pudesse, ficaria em casa cuidando dela, acho que vc tomou uma sábia decisão!!!
Esse thoran está fantástico... sou apaixonada pelas receitas super originais que você posta... aprendo demais contigo aqui!
Super beijo

Mari

Flavinha disse...

Que delícia, Agdá! Tanto a receita quanto a 'conversa' da sua mãe! Sorte da Pisquilinha, dedique-se a ela tudo que você achar que deve, a gente te entende!

Beijocas

Ana disse...

Sua mae estava certa e voce tem mais do que razao em passar o tempo com sua pisquilinha!
Eu faco o mesmo e AMO ser mae, cuidar do filho da gente eh a melhor coisa do mundo, job mais rewarding nao existe!
Ahhh, e ta lindo o arroz! rs!
Beijos!
Ana

Eduardo Luz disse...

Bela foto (pra variar) !
Pergunta : você vai dar ( ou já deu) o mesmo conselho pra Pisquilinha ? rsrs
Abs

Odete disse...

Sua filhinha eh felizarda por te-la pertinho de si.
Vou fazer esse thoran, pois estou usando muito desses condimentos que sao tao beneficos a saude - e paladar.

Beijos

A União Faz a Vida disse...

Eu fiz o mesmo. Estudei, me formei, trabalhei, aí engravidei e decidi me dedicar ao meu pequeno. Agora, de meio ano pra cá, decidi venderminhas comidinhas, mas tudo em casa, pra ontinuar perto do meu pequeno.
Dá uma correria danada. Mas vale cada minuto.
Um beijo, querida

Guilhermino disse...

Uma dúvida, o que são folhas de curry, já que o cury que conheço é uma mistura de tempero e não uma planta ?? Já perguntei para várias pessoas e ninguém sabe me dizer que planta é essa ???

Nysa disse...

hum... mais uma receita deliciosa ;-)